Apresentação

Coleções científicas de referência e coleções didáticas reunem exemplares de animais, vegetais, fósseis, minerais, rochas, sedimento, gelo, água e outros tipos de amostras de interesse oceanográfico.
Estudos relacionados à presença de lixo em ambientes costeiros e marinhos estão em amplo desenvolvimento, isso se deu devido à percepção tanto por parte dos cientistas quanto por parte da população em geral, de  que o lixo marinho faz parte da nossa paisagem do dia-a-dia. Plásticos e outros resíduos sintéticos persistentes, como isopor, borracha e espuma, constituem grande parte do lixo marinho amostrado em todo o mundo, e o Brasil não é exceção. Apesar de inúmeras iniciativas em níveis locais e regionais, existem fortes evidências de que as quantidades e tipos de lixo marinho continuem aumentando em escala global.
Sendo assim, este trabalho apresenta os primeiros resultados da formação de uma coleção científica de referência, que também possa ter uso didático, relacionada ao lixo marinho. Além do papel científico, tendo em vista a grande demanda de professores e estudantes de todos os níveis de formação (do Fundamental I ao Pós-Doutorado), espera-se também atingir, através de uma linguagem mais flexível, a população em geral, cada vez mais interessada no assunto. A coleção pode ser total ou parcialmente transportada para aulas e exposições, tanto no ensino superior quanto em instituições de ensino médio, públicas ou privadas, colocando definitivamente o tema lixo marinho, literalmente, dentro das salas de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário