Sessão especial de artefatos de pesca

Esta sessão especial da coleção recebeu o nome de Flávia Maria Guebert-Bartholo, por sua dedicação incansável ao estudo das tartarugas marinhas e da poluição por plásticos que continua ameaçando essas espécies.

Flávia é Oceanógrafa formada na UFPR (2004), Mestre em Zoologia pela mesma Universidade (2008) e Doutora em Oceanografia Biológica pela UFPE (2012).
Atualmente nós somos os predadores mais inteligentes da Terra. Levamos milhares, talvez milhões, de anos para desenvolver as artes de pesca. Se levarmos o mesmo tempo para achar e desenvolver modos de evitar encontros fatais entre animais marinhos não-alvo e equipamentos perdidos, talvez essas tecnologias já não sejam mais necessárias.
Chocar-se com as fotos que vemos na internet de animais marinhos feridos ou mortos por equipamentos de pesca perdidos no mar é um problema fácil de resolver. Basta um click e estamos em outro site.  Difícil é dormir bem à noite depois de passar o dia na praia lidando com as carcaças dos animais mortos, ou com a nossa própria incapacidade de salvar um animal ferido por redes de pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário